Na sequência de uma referência sua a um documentário – então em fase de produção – sobre a Interdom de Ivanovo (a escola-internato criada pelo Socorro Vermelho Internacional em 1933), venho dar-lhe conta da conclusão do trabalho. Uma primeira versão, integralmente em língua russa, será apresentada em Ivanovo nos próximos dias por ocasião do 75º aniversário da Interdom. Fizemos, ainda, uma versão em português (com diálogos legendados).

(Manuel Rocha)

A nota sobre o filme incluída em Junho de 2003 nos Estudos sobre o Comunismo : PORTUGUESES NA CASA INTERNACIONAL DA CRIANÇA DE IVANOVO

A RTP passou no seu noticiário de 28 de Junho de 2003 uma reportagem sobre a Interdom (Internacionalny Dom , Casa Internacional) escola fundada em 1933 em Ivanovo , a cerca de 400 quilómetros de Moscovo, para acolher os filhos dos militantes comunistas que, ou ficaram órfãos ou tiveram que abandonar os pais envolvidos na vida clandestina ou que estavam presos.
Nessa reportagem refere-se que 12 crianças portuguesas estiveram na escola, entre os quais os filhos de Jaime Serra, José e Maria (que foi professora da escola) , Joaquim Carvalho, e Luís Carlos Machado Lagarto (“Carlos Oliveira”) . No Museu da escola encontra-se uma carta de Álvaro Cunhal que visitou Ivanovo, de Fevereiro de 1974, agradecendo o papel da instituição no apoio aos comunistas portugueses na clandestinidade.

Um filme intitulado “Os filhos de Ivanovo” de autoria de José Serra , um antigo aluno que aí esteve dos sete aos treze anos , produzido pela produtora Duvideo , está a ser realizado por Ivan Dias. O filme já está vendido à televisão pública da Finlândia (Yle Teema) e poderá vir também a ser exibido em Portugal. Nesse filme colabora o violinista Manuel Rocha, da Brigada Vítor Jara, que também estudou música na antiga URSS.

One comment

  1. Jeremias Anselmo

    Em primeiro lugar, endereço os meus melhores cumprimentos.
    Seguidamente referir que sou moçambicano e pertenço ao grupo de gente que teve a oportunidade de estudar na escola internacional de Ivanovo, nos anos 90, no entanto, estando neste momento a residir em Moçambique, gostava de contribuir com algumas ideias e comentarios sobre a escola num forum proprio. Como tambem, se possivel gostava de obter algum endereço da escola ou de quem la estudou nesse periodo. Como forma de estabelecer contactos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: