COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE JOSÉ GREGÓRIO (1908-2008)

Na sequência desta nota acrescentam-se mais informações sobre as comemorações do centenário do dirigente do PCP José Gregório centradas na sua terra natal da Marinha Grande:

– o PCP publicou um documento foto-biográfico sobre a vida de José Gregório que contém algumas reproduções de materiais inéditos, algumas fotografias de juventude, fotos da sua estadia na Checoslováquia (ver foto) e um original manuscrito de uma saudação do PCP a um Congresso do PC checo. No seu conjunto, o texto avança muito pouco no que já se sabe sobre o papel de Gregório, é omisso em relação a muitos aspectos da sua acção também já conhecidos, e nada nos diz sobre a sua actuação desde 1956, nas “importantes tarefas do Partido nomeadamente no quadro das suas relações internacionais“.

placa evocativa do centenário na Marinha Grande.

intervenção de João Dias Coelho, da Comissão Política do PCP, na inauguração da exposição evocativa do centénário do nascimento de José Gregório, no Museu do Vidro da Marinha Grande.

Anúncios

One comment

  1. Igor

    Surgiu-me, ao ler esta entrada, uma dúvida acerca do legado ideológico de José Gregório para a qual gostaria que o senhor JPP tivesse resposta.
    Há já uns anos atrás tive em mãos uma colecção de documentos de propaganda de uma série de partidos e organizações Maoístas e Enveristas portuguesas e num desses panfletos atacava-se então o PCP dizendo que este partido teria “traído” a memória e o trabalho de dirigentes como José Gregório ou Militão Ribeiro. Ora isto para mim foi motivo de espanto e dúvida dado que nunca tinha visto por parte de uma organização Maoísta/Enverista tais referências elogiosas ao passado do PCP, particularmente ao período entre a “conciliação” de 44-47 e o V Congresso de 57, onde a actividade de José Gregório foi bem destacada dentro do PCP. Lamentavelmente não me recordo já de qual a organização que publicou esse documento, mas julgo que seria o PCP-ML, não tendo a certeza.
    A minha dúvida é a seguinte: para José Gregório ter sido elogiado por Maoístas/Enveristas terá ele entrado em conflito com as linhas dirigentes do PCP (primeiro Júlio Fogaça e depois Álvaro Cunhal) sendo por isso afastado (ao contrário da versão oficial do PCP que afirma motivos de saúde para o seu afastamento do CC em 55)? E se assim for, estará o PCP actual a ocultar dados relativamente ao passado de José Gregório dentro do PCP?

    Cumprimentos e saudações

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: