MORREU VASCO DE CARVALHO (1910-2006)

Recebi agora a notícia da morte de Vasco de Carvalho, um dos principais dirigentes do PCP nos anos trinta e a figura mais significativa da direcção afastada pela “reorganização” de 1940-1, no chamado processo do “grupelho provocatório”. Trabalhei extensivamente com Vasco de Carvalho na reconstituição desses eventos, dos mais obscuros da história do PCP. E quando digo “trabalhei” foi mesmo o que aconteceu porque Vasco de Carvalho não se limitou a confiar na memória que tinha dos eventos, mas fez ele próprio uma recolha por escrito de notas e apontamento que possuía. e comentou linha a linha, as primeiras versões do meu texto (excerto de um longo manuscrito de comentários e precisões que fez sobre um esboço que lhe enviei sobre o “grupelho provocatório”).

Vasco de Carvalho tinha um forte sentimento da injustiça que lhe tinha sido feita pelo PCP, e confiava na história para a corrigir, não tanto no plano político, mas nas acusações e suspeitas sobre o papel da PIDE na actividade da direcção legítima do PCP que os “reorganizadores” tinham afastado. Embora Cunhal tenha mais tarde corrigido alguns dos excessos de Fogaça e dele próprio, afirmando não haver qualquer prova de colaboração com a PIDE na actuação do que chamava o “grupelho”, o PCP até as nossos dias não fez a Vasco de Carvalho, nem a muitos outros comunistas caluniados e insultados na sua dignidade pessoal e política, qualquer reparação pública, ao contrário do que aconteceu no PCF e no PCE.

 

Segundo informações recebidas de J. Hipólito dos Santos, “estará em câmara mortuária, na capela da Parede, a partir de amanhã, quarta feira, ao fim da tarde e será cremado talvez na quinta feira.”

 

Em breve se fará aqui uma biografia mais detalhada de Vasco de Carvalho e a publicação de alguns documentos inéditos (cartas, fotografias, manuscritos) que me enviou e ofereceu.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: