ACTUALIZADO
Materiais e informações sobre as comemorações do centenário de Humberto Delgado:
Rui Ramos, "O general e o medo", Público, 14/5/2006
Declarações de Iva Delgado:
Iva Delgado todos os dias fala no pai, mas nunca se tinha apercebido até ser confrontada por um dos filhos. Alexandre leu as memórias do avó e disse-lhe. “São tal e qual como ele era”, opinião que a surpreendeu, pois Alexandre nunca conheceu o avó. “Mas a mãe fala dele todos os dias.” Iva Delgado refere o pai a respeito de quase tudo – “O teu avó gostava disto…”; “O teu avó gostava daquilo…” –, de tal forma que assume ao CM: “Trago-o para a vida interna da família” que ele nunca conheceu.
Exilado no Brasil, Humberto Delgado nunca conheceu os netos, filhos de Iva: Alexandre, compositor, Frederico, historiador, e Humberto, secretário de Estado do Ambiente. Mas são os netos que vão prosseguir a luta de Iva em perpetuar a memória do pai. Sobretudo Frederico, que é o autor de um livro sobre o avó aviador e foi o argumentaste do filme ‘Meu Pai Humberto Delgado’. Iva diz que não foi intencional. Que se limitou a falar com as pessoas que lhe são queridas sobre o pai, sempre “com afecto”. Iva Delgado preside à Fundação Humberto Delgado. “Escolhi fazer o que gosto e o que me interessa.” Estudiosa da guerra civil espanhola e das repercussões desta na sociedade portuguesa, decidiu dedicar-se ao pai quando se apercebeu do interesse que ele despertava nas pessoas. “Tive a sorte de assistir a certos acontecimentos históricos que me marcaram para toda a vida… E quando vi tanta gente interessada por estes assuntos e a quererem aprofundá-los…
(Correio da Manhã, 15/5/2006)
Fernando Madaíl, "Um general sem medo? Obviamente, mataram-no!", Diário de Notícias, 15/5/2006
"Revelada faceta menos conhecida de Delgado", Jornal de Notícias, 15/5/2006
[Sobre a sua carreira na aviação.]
INICIATIVAS QUE ASSINALAM HOJE O CENTENÁRIO:
AEROPORTO
As comemorações do centenário do nascimento de Humberto Delgado realizam-se hoje, pelas 17h00, no Aeroporto de Lisboa, na zona das chegadas.
LIVRO
Na cerimónia é lançado ‘Humberto Delgado e a Aviação Civil’, de Frederico Rosa (neto do general), das Publicações Chaves Ferreira/ANA – Aeroportos de Portugal.
SELOS
Um selo em memória de Humberto Delgado será obliterado hoje pelos CTT, que vão lançá-lo no mercado na série ‘Vultos da História e da Cultura’.
EXPOSIÇÃO
‘Humberto Delgado e a Liberdade dos Céus’ é o tema da exposição, a inaugurar hoje, preparada pelos alunos de Design da Faculdade de Belas-Artes da UL.