EXPOSIÇÃO SOBRE A CENSURA EM VILA DO CONDE

CENSURASOC1.JPG
A Câmara Municipal de Vila do Conde inaugura no próximo dia 25, às 11.30h, no Auditório Municipal, a exposição “Lápis Azul: a Censura do Estado Novo” Produzida pelo Museu Nacional da Imprensa e promovida pela autarquia local, a exposição integra-se nas comemorações do “25 de Abril”.

A mostra apresenta mais de uma centena de documentos ilustrativos do largo espectro da actuação censória que vigorou em Portugal durante 48 anos, desde o golpe militar de 1926 até à revolução do dia “25 de Abril” de 1974. Está estruturada em núcleos, de forma a contemplar os diversos sectores da actividade informativa e cultural em que funcionaram os mecanismos censórios, desde a Imprensa à Música, passando pela Rádio, TV, Cinema e Teatro.

Ao nível da Imprensa, existem dezenas de provas de censura que mostram a diversidade e a tipologia dos cortes, desde a política ao desporto, incluindo as questões sindicais e cineclubísticas, entre outras. No domínio do Cinema, podem ser apreciadas ordens dos censores, anúncios retocados e mapas semanais dos Serviços de Exame e Classificação da Inspecção dos Espectáculos. Ao nível da Literatura, são apresentados vários autos de busca e apreensão de livros nas tipografias, editoras, livrarias e fronteiras. No campo do Teatro, guiões, ofícios, notificações e cartazes atestam a acção do “lápis azul”. No âmbito da Música, apresentam-se processos movidos contra cantores e letras de canções proibidas.

Passados trinta e dois anos, o público em geral pode, através desta exposição, testemunhar a falta de liberdade que Portugal viveu até à “revolução” de 1974.

Com a apresentação desta mostra em Vila do Conde, o Museu Nacional da Imprensa, sediado no Porto, prossegue a sua política de descentralização cultural.

A exposição vai estar patente ao público até 14 de Maio, no Auditório Municipal de Vila do Conde, no seguinte horário: 3ª a domingo: 15h-23h. Entrada livre.

(Texto de apresentação do Museu Nacional da Imprensa)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: