CARTA DE CANSADO GONÇALVES SOBRE O JOVEM CUNHAL

A carta inédita que se publica em seguida foi escrita por Cansado Gonçalves a José Pacheco Pereira em 31 de Julho de 1983. Nela se relata um episódio envolvendo o jovem Cunhal, que Cansado Gonçalves, um dos dirigentes do PCP no início da década de trinta, conheceu bem.

cgoncalves.jpg

cgoncalves2.jpg

Anúncios

5 comments

  1. p

    É interessante a atitude… Mais um exemplo de que o tipo de militância de há 20 anos é radicalmente diferente do que se vê actualmente. Em todos os partidos! Eu em 83 ainda nem tinha consciência política. Em 2005, acho que vou vender a que ainda me resta. Acho que os políticos precisam mais do que eu… Cumrpimentos JPP.

  2. joaquim machado

    Mas a consciênica politica também se pode vender ? E quem lha compra? Ah, os políticos também são mercadores….
    Mais a sério: a consciencia política dever ser uma constante do ser humano. Podemos perfeitamente manter uma coerência política permanente, mesmo mudando muitas vezes de opinião.
    Cumprimentos JM.26.03.2005

  3. Luis Pastor

    Tristes politicos estes, como o Sr. Pacheco Pereira, que de jovem trotskista achou por bem navegar as águas do heteroclito PSD a fim de garantir tacho. Mas a atracção pelo comunismo não acabou, tal como se pode comprovar pelas investigações que continua a fazer(atabalhoadas, algumas).
    E o povo português que ature personagens destes, de curriculo obscuro e usando a mentira mais descarada para justificar opções governativas(como se viu na Guerra do Iraque durante a qual o sr. Pacheco mentiu e manipulou continuamente, nunca mudando de opinião mesmo que a realidade fosse o contrário do que apregoava).
    Não estará na hora de politicos deste jaez serem definitivamente banidos?

  4. Fernando Correia

    Caro JPP

    Apenas uma correcção.
    O nome do signatário da carta que lhe foi enviada escreve-se Cansado Gonsalves. Com S e não com Ç. Como, aliás, se vê na assinatura.
    Tendo sido aluno dele, recordo-me da sua irritação quando o seu nome era mal escrito.
    Cumprimentos

    Fernando Correia

  5. JMC

    Meu caro Pacheco Pereira.
    Você sabe onde se encontra a biblioteca do Cansado Gonsalves? Foi doada à Câmara Municipal de Oeiras pela filha e continua encaixotada na biblioteca municipal. Não conheço o espólio mas receio podermos perder uma parte importante da história do comunismo português.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: