Voz do Silêncio – Prisões Políticas Portuguesas.
PIDE Porto
Exposição de fotografias de Pedro Medeiros, com direcção científica de Manuela Cruzeiro, do Centro de Documentação 25 de Abril , até 15 de Maio nas antigas prisões académicas, no edifício da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra.
Pelo menos nas fotos acessíveis, faltam as das celas de Caxias, por onde passava a maioria dos presos políticos no tempo de Marcelo Caetano.
Era uma prisão moderna e em bom estado, como se pode vislumbrar pela fotografia do corredor que está acessível.
E mais uma nota: pelo menos algumas das fotos são recentes. Algumas estão mesmo datadas, por exemplo de 2004, e a da séde da PIDE em Lisboa é actual, vendo-se os preparativos para as obras de demolição.
Ora, mostrar corredores ou celas de prisões de há no mínimo 33 anos e provavelmente mais, tiradas hoje, não retratará com grande fidelidade como eram na época em que eram usadas…
Devo dizer ao Sr. Pinto de Sá que a intenção do projecto Voz do Silêncio – Prisões Politicas Portuguesas” é a objectivação fotográfica do presente e não a revisitação do passado. É na leitura do tempo presente que sentimos o desrespeito ao passado.
Com os meus melhores cumprimentos,
Pedro Medeiros