Fernando Vieira de Sá – CARTAS NA MESA (Memórias de Bento Jesus Caraça)

cartasnamesa.jpg

Foi publicado um livro de memórias de Fernando Vieira de Sá, colaborador de Bento de Jesus Caraça na Biblioteca Cosmos.

A obra é editada pela Moinho de Papel, que assim apresenta o seu autor:

FERNANDO VIEIRA DE SÁ, Cartas na Mesa. Recordando Bento de Jesus Caraça e a «Biblioteca Cosmos»

O primeiro objectivo desta obra foi publicar a correspondência que o autor dirigiu a Bento de Jesus Caraça, propondo-lhe a inclusão na «Biblioteca Cosmos» de uma secção sobre «Produção e Indústria Animal». Mas acabou por resultar em algo mais vasto. Aqui se fala, numa linguagem viva e plena de sábia ironia, dos tempos de estudo e de bombardeamentos em Inglaterra, de encontros com António Ferro no SNI, Bernardino Machado em Mantelães e António Aleixo e Tossan no sanatório de Covões, da Coimbra da Universidade, da Vértice e da Coimbra Editora, das vivências em Aveiro durante e após a II Guerra Mundial, das recordações dos tempos românticos da aviação na Escola de Aviação Naval de S. Jacinto, do desastre no bota-abaixo da Nau Portugal, construída para a Exposição do Mundo Português, do desenrascanço lusitano e da má qualidade do queijo nacional, do iletrismo das classes dirigentes, dos encontros e recontros provocados por uma vida norteada por valores avessos ao oportunismo, à corrupção, ao servilismo acéfalo e à ganância de todos os tempos.
Trata-se de um precioso documento de alguém que atravessou o século XX e se mantém, quase a completar noventa anos de vida, a sonhar e a acreditar que o impossível pode, em cada dia, tornar-se possível. Em Viagem ao Correr da Pena, a editar também na colecção «Percursos da Memória», Vieira de Sá revelar-nos-á os caminhos de uma vida que percorreu mundos e culturas de vários países da Europa, África, Ásia e Américas, detendo-se mais detalhadamente no seu querido México, onde viveu durante alguns anos.

FERNANDO VIEIRA DE SÁ nasceu em Lisboa em 1914. Médico veterinário, licenciou-se na Escola Superior de Medicina Veterinária e tirou o curso de Medicina Sanitária do Instituto Superior de Higiene Dr. Ricardo Jorge. Foi bolseiro do Instituto para a Alta Cultura no National Institute for Research in Dairyng e na Universidade de Reading, em Inglaterra.
Fez parte dos quadros técnicos da Direcção-Geral dos Serviços Pecuários e da Junta Nacional de Produtos Pecuários. Exerceu funções de consultor técnico na FAO, Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, tendo assessorado programas de desenvolvimento e produção em vários países. Dirigiu a secção de Indústrias Lácteas do Instituto Nacional de Investigação Industrial e, como investigador-coordenador, assumiu a direcção do Departamento de Tecnologia de Indústrias Alimentares do Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial.
Foi secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias, director da Revista de Ciências Veterinárias e colaborador assíduo de revistas e jornais. Participou activamente em diversos simpósios e congressos, nacionais e internacionais, de Biotecnologia, Leitaria e Produção Animal.

Publicou, entre outras obras,

O Leite na Alimentação Humana, Cosmos, 1945;

Os Derivados do Leite na Alimentação e na Indústria, Cosmos, 1945;

Lechería Tropical, Unión Tipográfica Editorial Hispano-Americana, México, 1965 / La Habana (edição revolucionária), 1967;

As Vacas Leiteiras, Clássica Editora, 7ª ed., 1988;

O Leite e os seus Produtos, Clássica Editora, 5ª ed., 1988;

A Cabra, Clássica Editora, 2ª ed., 1990;

O Leite em Lisboa. História do Seu Abastecimento, Clássica Editora, 1991;

O Reino da Estupidez nos Caminhos das Fome. Memória de Tempos Difíceis, Cosmos, 1996.

ISBN 972-99081-0-9
MOINHO DE PAPEL
livros e multimédia
Apartado 51 | Cova da Piedade | 2801-901 Almada | tel 21 255 74 30 | fax 21 255 74 50 | moinho.papel@netvisao.pt
Edição: Moinho de Papel
Colecção Percursos da Memória, nº 1
1ª edição:Abril de 2004
176 pp., 140 230 mm.
PVP (IVA incluído): 1,00 ¬
Prefácio de Manuel Machado Sá Marques

—–
EXCERPT:

—–
KEYWORDS:

—–
COMMENT:
AUTHOR: luís guerra
EMAIL: moinho.papel@netvisao.pt
IP: 217.129.110.217
URL:
DATE: 09/19/2004 03:33:04 PM
Arenção: o PVP é de 10,00 euros e não 1,00 como, por lapso, consta da ficha.

Anúncios

2 comments

  1. moinho de papel

    O prefaciador, Dr. Manuel Machado Sá Marques, é neto do Presidente Bernardino Machado de quem o autor fala neste volume ao descerver um encontro e uma conversa em Mantelães.

  2. moinho de papel

    No comentário anterior há uma gralha: em vez de descerver deve ler-se descrever. Mil desculpas!

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: