GRUPO DE ESTUDOS MARXISTAS LENINISTAS MAOISTAS (GEMLM)

Grupo de estudantes (predominantemente liceais) e empregados maoistas existente no Porto e em V. N. Gaia desde fins de 1972. Fundado por iniciativa de Jorge Gonçalves e Jorge Lage pretendia ser uma resposta a um sector “praticista” do movimento associativo dos liceus do Porto (ligado a Jaime Reininho). Fizeram parte do GEMLM cerca de 13 elementos quase todos activos no movimento associativo (entre outros Mário Dias, Carlos “engenheiro” (empregado do Café Embaixador), Rui Guimarães, Rui Lage, Vitor Maia, Otília Pereira, Alvaro? (de Leça), Carmo ?, António César Sá e Berta Spínola), que se reuniam periodicamente para realizar discussões políticas e editar panfletos. Berta Spínola viria a ser mais tarde afastada do grupo. Tratava-se de um grupo que nâo tinha laços orgânicos estruturados, voltado para o desenvolvimento individual dos seus membros. Tinha no entanto um “núcleo coordenador” constituído por Mário Dias, Jorge Lage e Otília.

O GEMLM existiu desde meados de 1973 até ao período imediatamente posterior ao 25 de Abril. Realizavam um programa de leituras interno que incluiu entre outros o livro de Maria Antonieta Machiochi, De la Chine. Embora um dos objectivos do grupo fosse ler e estudar a imprensa marxista-leninista, em particular das organizaçôes entâo existentes, mantendo a sua independência orgânica, a influência política dominante era do PCP(M-L) e os seus estatutos internos eram adaptados desse partido. Em consequência quando da divisâo do PCP(M-L) em duas organizações rivais em vésperas do 25 de Abril, os membros do GEMLM dividiram-se também entre si.
O GEMLM publicou um jornal com tiragem de 50 exemplares, Camarada, e vários documentos internas e targetas com tiragens que oscilavam entre 15 e 100 exemplares .

Fontes / Bibliografia:

– Depoimento de Mário Dias

– Caderno manuscrito com resumos de reuniôes do GEMLM , 1973 (Arquivo pessoal de JPP)

– Màrio Dias, Carta de demissâo do GEMLM , 1974 (Arquivo pessoal de JPP)

– Documentos internos do GEMLM (Arquivo pessoal de JPP)

Camarada,
“Marx – Engels – Lenine – Mao Tsé-tung”
Nº 1, s.d. (1973 ?)

– Anexo: panfletos

(GEMLM), De Novo Acerca do Liberalismo em Geral e no Nosso Trabalho . Texto Interno Para Estudo, s.l., s.d. (1973)

(GEMLM), Acerca do Liberalismo e da Crítica. Autocrítica em Geral e no Nosso Trabalho, s.l. , s.d. (1973)

(GEMLM), Cada Vez Mais a Sua Face, s.l. s.d. (1973)

(GEMLM), Autocrítica, s.l. s.d. (1973)

(GEMLM), Viva a Independência da República da Guiné Bissau, s.l. s.d. (1973)

(GEMLM), Texto Interno, s.l., s.d. (1973)

<span>%d</span> bloggers like this: